O que é metaverso?

Metaverso foi um termo cunhado pelo escritor Neal Stephenson em 1992 na sua obra Snow Crash, em que ele mostra que um entregador de pizza no mundo físico poderia ser um príncipe guerreiro no mundo digital. Ele mostra no livro que os sentimentos vividos no mundo online eram tão válidos quanto os do mundo físico. O conceito é, portanto, replicar sua vida, seus interesses, rotinas e relações no universo digital.

Assim, com o uso de óculos imersivos ou simplesmente usando um laptop ou celular vai ser possível ter experiências digitais tão completas que, na dimensão emocional não vai fazer muita diferença se o que foi vivido aconteceu no mundo físico ou digital. O resultado emocional disso é a incapacidade de se distinguir a realidade da ficção.

O metaverso amplia as camadas de atuação também para as pessoas jurídicas e faz com que o conceito de propósito corporativo evolua tão rápido quanto a tecnologia. Isso fez com que o pensamento das lideranças evoluísse da preocupação em entender em que negócio a empresa estava ou quais problemas estavam resolvendo para quais sonhos e aspirações dos seus consumidores a empresa estão realizando. E o metaverso dá muitas oportunidades para que as empresas criem produtos capazes de atender aos desejos dos consumidores e seus avatares.

O futuro do metaverso

O metaverso é uma representação digital do nosso mundo físico, sem perda de continuidade de tempo e espaço. Mundos como Avakin Like, Imvu, Roblox, Second Life e Upperland estão já bastante desenvolvidos.

O próximo passo é a interoperabilidade entre os mundos, que é algo que aconteceu com a internet quando surgiu o www, que é um protocolo de linguagem comum. O metaverso é onde a sua persona física e sua persona digital se unem em uma só realidade. O que acontece com uma afeta a outra e vice-versa.

O Metaverso é o assunto do momento, uma nova realidade no espaço virtual que vai alterar nosso modo de viver, consumir, estudar, trabalhar e muito mais. A fase emergente do metaverso vai até 2025, vamos avançar até 2030 e estará maduro a partir deste ponto. Vale a pena ficar atento às possibilidades deste novo mundo para sermos protagonistas nessa nova era.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *